Como aumentar as Vendas pela internet utilizando seus clientes e o google analytics

Para que se obtenha o sucesso pretendido com um negócio , é preciso que se tenha um bom marketing digital, que não só aumente a visibilidade da marca, fidelize e atraia novos clientes e construa uma boa reputação, mas também que aumente as vendas. O negócio tem que se sustentar e para isso as vendas são fundamentais.

No mercado online esse mecanismo é um pouco diferente e depende de diversos fatores que combinados atingem o objetivo final.

Enquanto que em uma loja física a simples visita de um cliente significa uma venda quase que garantida, não temos uma correspondência assim numa loja virtual. A simples visita ao website não garante em nada que se converterá em uma venda; não há por exemplo um vendedor que esteja ali disponivel para encorajar o cliente interessado. O website depende tão somente dele mesmo para atingir o público esperado.

Assim, quanto mais visitantes um site possui, maiores são as chances dessas visitas serem convertidas em vendas. O segredo do sucesso então é ter cada vez mais visitantes e mais: visitantes esses que se convençam de que precisam do seu produto. Que não entrem no site somente para buscar informações, mas realmente o utilizem para atingir o fim pretendido: a compra.

Mas, como converter a simples visita em venda?

A resposta está em alguns passos bem simples, como saber a opinião dos seus clientes; possuir uma mailing list que funcione e verificar sempre suas métricas:

Opinião dos clientes: se você já possui clientes, esses utilizam do seu negócio por um motivo. Se identificam com a marca ou gostam do serviço prestado, por exemplo. Saber o que é que os atrai e os faz retornar a fazer negócio com sua empresa é o canal para identificar não só quais os atrativos do seu negócio, mas também identificar eventuais pontos falhos. O fato de ter clientes recorrentes, mostra que independente de pontos falhos que possam existir, há algo maior que os impulsiona a retornar. Assim, corrigir esses erros resulta em ganhos para ambas as partes – empresa e cliente.

Obter informações como quais são esses aspectos positivos e negativos; qual a experiência do usuário; o layout e design do site se são navegáveis; a facilidade do serviço… tudo isso pode ser conseguido simplesmente pesquisando direto na fonte. Seus clientes são o maior e melhor espelho do seu negócio.

Crie uma lista de emails eficiente: use a sua mailing list de maneira que ela contribua com o crescimento do seu negócio. Peça não somente para seus clientes atuais, mas também os antigos um feedback dos motivos que os levaram a escolher sua loja e efetuar uma compra. O mesmo deve ser feito com clientes que visitaram o site mas acabaram por não efetuar nenhum negócio. Descubra qual o motivo que fizeram com que desistisse.

Caso seja necessário – já que não é todo mundo que realmente abre ou responde mailings – forneça algum tipo de incentivo, como cupons de desconto para uma próxima compra, por exemplo. Faça seus contatos jogarem a seu favor expondo o como seu negócio é visto.

– Verifique suas métricas (Google Analytics): é de extrema importância saber o que está acontecendo com o tráfego do seu site, como de onde vem as visitas, se os visitantes estão utilizando palavras-chave e quais são elas, qual a taxa de rejeição e o que leva à ela, entre outros dados relevantes para entender como o seu site é visto e o que leva as pessoas a ele. Todas essas informações estão facilmente à sua mão no Google Analytics. Basta gastar um tempo para analisá-las. Por mais que pareça que não, isso pode ser fundamental para o crescimento do seu site e suas vendas.

Importante dizer que não basta simplesmente olhar para os dados, mas é preciso entende-los para então utiliza-los para corrigir o que for necessário.

Por se tratar de uma análise minuciosa, pode ser necessário contratar alguém especialista em estudar os números e transformá-los na informação necessária. Essas pessoas são as empresas ou consultores de SEO, que são especializados em obter uma visão objetiva e geral do seu site baseados nas informações obtidas das análises, detectando tendências, identificando os problemas que necessitam correção e apontando o caminho para atingir o sucesso.

Vemos que aumentar as suas vendas online pode não ser das tarefas mais simples e envolve muito estudo, empenho e eventuais tentativas e erros; mas tudo isso é necessário para poder entender o caminho a seguir.