Inbound Marketing: Conheça 4 etapas da metodologia para atrair mais clientes

O Inbound marketing está transformando a maneira de fazer negócios, e se você não quer ficar de fora, pegue um café e me acompanhe neste artigo  até o final.

Ao final deste artigo você vai entender as quatro fases que compõe uma estratégia de inbound marketing, e será capaz de contratar uma Agência Invound para desenhar e implementar a estratégia no seu negócio .

O Inbound marketing é uma nova forma de conseguir clientes para o seu negócio, que reúne várias ferramentas e técnicas combinadas em uma única estratégia que tem foco em atrair pessoas interessadas no seu produto, converter estes interessados em clientes, e encantá-los ao ponto que eles próprios divulguem seu produto.

Se você parar para analisar o marketing tradicional tende a ser invasivo e pouco eficiente, pois parte do princípio da interrupção para que sua mensagem seja exibida. Pense comigo, qual é a probabilidade de você clicar naquele anúncio que insiste em pular na sua frente, ou abrir aquele e-mail que você não solicitou.

No marketing tradicional o foco é sempre encontrar mais e mais clientes, para isso utilizam-se técnicas de exibição em massa como anúncios na televisão, e-mails não solicitados, telemarketing ativo e muitas outras ações irritantes pois são focadas única e exclusivamente no próprio marketing e suas métricas de vaidade ( likes na fanpage por exemplo).

O Inbound marketing é uma metodologia que tem como foco capacitar o usuário a resolver seus próprios problemas utilizando seu produto ou serviço.

O pilar da metodologia baseia-se na análise da persona, onde consegue se entender profundamente o comportamento do potencial cliente e educá-los através de conteúdo, como este artigo.

Através da construção de personas, pode se atrair consumidores potencialmente favoráveis a tornar-se consumidor do seu produto.

Os passos da metodologia serão descritos a seguir:

funil-inbound-marketing-272x182.png

Metodologia Inbound marketing

A metodologia Inbound Marketing divide o processo de vendas em 4 etapas bem distintas, onde podemos aplicar técnicas específicas e medir os resultados em cada uma delas de forma independente ou como um todo.

Por exemplo se a sua loja virtual é nova, certamente você vai investir muito mais na etapa de atração de visitantes, do que na etapa de encantamento, pois caso sua loja virtual não tenha visitantes, certamente você não terá a quem encantar.

  1. Atrair

O primeiro passo é atrair visitantes para o seu negócio, mais não qualquer um, o ideal é atrair os visitantes que de alguma forma tem ligação com seu produto/serviço, e como você consegue isso? Publicando artigos em seu blog que resolvam problemas da sua persona, a principal ferramenta utilizada nessa fase é a otimização de sites para mecanismo de pesquisa (SEO).

  1. Converter

O conversão é a segunda etapa do processo, nela são utilizados os calls-to-actions estratégicamente posicionado nos formulários espalhados pelo seu site, blog ou landing page.

O call-to-action (chamada para ação) é o principal gatilho que leva o visitante da sua págiana tomar a ação que você determinou, que normalemte é o preenchimento do formulário de cadastro ou colocação do produto no carrinho.

  1. Vender

Observe que aqui o lead está pronto para comprar sua oferta, nesta fase são utilizados emails pontuais e segmentados, ligações e principalmente conteúdo que ajudem o lead a tomar a decisão pelo seu produto. Aqui o conteúdo da mensagem e sua forma de distribuição definem se o que foi investido até aqui se transformará em receita ou será perdido por uma abordagem inadequada.

  1. Fidelizar

99% das empresas erram nesta etapa, depois de efetuada a venda é importante saber a opinião do cliente e principalmente monitorar suas ações com relação a utilização do seu produto. Uma pesquisa de satisfação pode revelar muitas preferências do seu cliente que voê deve utilizar a seu favor.

Novamente o conteúdo assume também um papel importante, pois através da segmentação voce pode encaminhar conteúdo exclusivo para o seu cliente.

No próximo artigo vou detalhar os fundamentos para se ter sucesso na implementação de uma estratégia inbound Marketing no seu negócio.

Caso queira implementar a metodologia imbound Marketing na sua empresa entre em contato que nós ajudamos a desenhar e implementar a metodologia que fará sua empresa ir ao próximo nível em vendas e faturamento.